Da sobrevivência para a prosperidade

Certamente, com o título desse post, não estou sendo original. Nem quero. Justamente pelo contrário, pois, essa assertiva já vem de uma organização séria e respeitada, como a Mckinsey. O título original é From surviving to thriving: Reimagining the post-COVID-19 return.  Trata-se de um verdadeiro teste para os verdadeiros líderes: conduzir os negócios de volta, num ambiente no qual a vacina  (para o COVID19), já esteja disponível e a economia com sua força retomada. Um futuro próximo.

O interessante artigo, resgata a derrocada do Brasil, em sua trajetória, carente de lideranças, o que o conduziu à perda de condição de grande campeão mundial. Por isso – a importância da liderança nas decisões estratégicas – os autores destacam cinco qualidades que deverão ser críticas, na busca de caminhos para o novo normal: decisão, resiliência, criatividade, feedback e pivotagem. Sugerem que, em vez de uma guinada total, as empresas reimaginem seus modelos de negócios, assim que retomarem velocidade máxima. Os que intensificarem suas ações, deverão estar muito mais preparados para enfrentar os desafios – e as oportunidades – do próximo normal, do que aqueles que não o fizerem.

Quatro áreas estratégicas

1. Recuperar receita; 2. Reconstruir operações; 3. Repensar a organização; e 4. Acelerar a adoção de soluções digitais.

Bem, não quero fazer aqui, tradução literal do texto – até porque nem tenho autorização para isso. Aos interessados nesse relevante trabalho da McKinsey, sugiro que acessem o link para ler o conteúdo na íntegra.

O que gostaria de destacar, é o item 4. Acelerar a adoção de soluções digitai. Estamos na 4a. onda de mudanças.

A primeira Onda, ainda na era Feudal, envolvia a Era da Agricultura, por volta de 1750. A segunda Onda, envolveu o surgimento da Indústria. O grande impacto sobre a mão-de-obra artesã, trouxe oportunidades para muitos trabalharem e o aperfeiçoamento de tecnologias. Isso aconteceu, entre 1750 a meados Sec. XX. A partir de então, entramos numa nova Onda (terceira), a Onda do conhecimento. A compreensão de uma visão sistêmica.

Em todas as fases de mudanças, de uma Onda para outra, houve impactos, positivos e negativos. Todavia, os negativos, representaram problemas (não oportunidades), para os que permaneceram em sua zona de conforto. Não souberam ler os sinais das mudanças, muito menos, perceber e aproveitar oportunidades.

Ah, você, percebeu que ainda não comentei sobre a tal 4a. Onda. Vamos a ela.

Quarta Onda – Negócios 4.0

Eis a nova onda. A questão é como você está percebendo e encarando tudo isso? As transformações já estão acontecendo. As causas estão relacionadas, principalmente, à pandemia do COVID19, claro. Porém, os sinais – principalmente os dados pela tecnologia – já estavam aí.

A Quarta Onda, está relacionada à INTELIGÊNCIA. Inteligência que pode envolver o ser humano (habilidades), e a máquina (processamento). Há muitas críticas e preocupações, com a IA – Inteligência Artificial, com a RPA – Robotic Process Automation, entre outras soluções. Porém, mais uma vez, essa preocupação prende-se àqueles que tem maior dificuldade em serem resilientes, interpretar e mudar. Aproveitar as enormes oportunidades.

O potencial de uso dos recursos tecnológicos que já disponibilizamos aos nossos clientes, atesta as vantagens. E não só para as empresas (que tem produtividade muito aumentada e custos operacionais muito diminuídos), que passam a gerir seus dados de maneira muito mais ampla. Também para os colaboradores isso é viável. Ao mesmo tempo em que algumas atividades serão absorvidas por trabalho automatizados (robôs digitais), como aquelas estressantes e sujeitas a erros, dadas ao grande volume e à repetitividade, esses colaboradores são melhor aproveitados em atividades mais estratégicas e criativas.

Portanto, mais uma vez, o que podemos ver, é uma mudança que requer posturas e atitudes. Aqueles que liderarem essas habilidades (indicadas acima), certamente, irão surfar, e não surtar, em mais essa onda.

A dúvida do desconhecimento, pode ser uma das grandes barreiras para a compreensão dessa 4a Onda. Gostaríamos muito, com muita sinceridade, de poder contribuir com o empresariado, para dialogar e dar mais informações a respeito. Temos vários clientes de setores como Varejo, Atacado, Logística, Transporte, Indústria, Alimentos, Contabilidade, Fiscal, RH, Agronegócio etc, que podem atestar os ganhos. Somos muito claros, em cada projeto. Tudo é mapeado e a evolução do projeto, e apresentada (<em>status report</em>) semanalmente. Cada passo é discutido. Os avanços acontecem somente com homologação do cliente. Somos parceiros de Equipes de TI. Destacamos isso, pois, uma das grandes preocupações é a de invasão de territorios – o que não acontece. Inclusive, outra grande vantagem é de que, como nossas soluções são customizadas, não trabalhamos com ‘produtos de prateleira’, soluções prontas, que as empresas adquirem e não utilizam em sua plenitude. Além de tudo, pelo contrário, nossos clientes não perdem seus investimentos já feitos em outras plataformas. Nossas soluções ‘conversam’ com essas outra ferramentas.

Hora de dar um passo

Entre em contato conosco. Somos a Quaestum Soluções. Ficamos em São Bernardo do Campo, SP. Coloco-me à disposição para um contato inicial. Você liga e – nesses momentos de pandemia – marcamos uma videoconferência (explicamos tudo, como fazer) – com nossos consultores técnicos, para avançarmos. Claro, tudo sem compromisso, até que você seja plenamente esclarecido e a solução seja bem desenvolvida para suas necessidades. Etapa por etapa.

Ligue: 11 996 296 279 (ou pelo Whatsapp)

e-mail: laercio.bento@quaestum.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.