Vinhos em alta

A descida da rodovia do Rio do Rastro

Viajar é muito bom. Viajar com Amigos, tomar bons vinhos, ah, aí, não tem medida. Pois, assim foi, mais uma vez, com o grupo de Amigos e associados da SBAV SP. Dessa vez, fomos em 31 pessoas, para visitar as Serras Catarinenses. Visitamos Florianópolis, Ribeirão da Ilha, Urubici, Bom Jardim, São Joaquim, Lauro Muller e adjacências. Degustamos bons vinhos de variedades inusitadas, para os padrões produzidos no Novo Mundo.

O restaurante Ostradamus, em Ribeirão da Ilha, Florianópolis: aprendemos a ‘molhar as palavras’.

A boa notícia, fica por conta das novidades que despontam como as variedades de uvas sendo experimentadas em solo brasileiro. da goethe (em Urussanga) à sangiovese (em São Joaquim e Bom Jardim). Sem falar em outra boa nova, que é o desenvolvido plantio de mirtilo, em Bom Jardim, processado pela empresa cooerativada Sanjo (de origem japonesa – e bem por isso, carregada de tecnologia). O grande volume de produção da Sanjo, fica por conta das maças – fomos agraciados com amostras deliciosas, fresquinhas. O capricho – e a seriedade – no processamento verificou-se pela obrigatoriedade do uso de jalécos, toucas e protetores bucais para os barbudos.

Linha – toda automatizada – da produção de maças, na Sanjo (indústria japonesa)

As vinícolas estão avançando muito seriamente, para uma produção de qualidade. Visitamos a Villa Francione – uma jóia de vinícola. Toda a plantação é protegida por cobertura de tela anti-granizo.

A vinícola Villa Francioni

Da Villa Francioni, partimos para outra jóia local: a Vinícola do Monte Agudo. Além da beleza local, a produção esmerada de seus vinhos, tornaram a estadia, muito apreciada por todos nós. A simpatia do Leônidas, o proprietário, fez com que todos sentissem o acolhimento catarinense, daqueles que se dedicam à produção de bons vinhos.

Vinícola do Monte Agudo, Bom Jardim, SC

MonteAgudo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s