Melhor trabalho de análise crítica e resumo: a ecologia e o gestor de marketing

 

MELHOR TRABALHO

Ha cerca de um mês, propus às turmas do CST Marketing – 3º e 4º períodos, para que lesse um texto (em espanhol), compartilhado pelo colega Prof. Dr. Victor Peres, da USJ, Zaragoza, Espanha, pelo Twitter. Achei o tema muito interessante e, então, levei o desafio aos meus alunos: ler, interpretar e produzir um resumo do texto.

Essas duas turmas são excelentes. Alunos críticos e engajados. Assim foi que, dos trabalhos encaminhados, selecionei esse que ora apresento, com orgulho. A percepção do envolvimento dos alunos, com o desafio foi muito clara.

Para cumprir minha promessa, aqui está a divulgação do texto (com as devidas autorizações) e que, também, estarão em meu blog: conhecerprof.blog

SEGUE O TEXTO

Desde o início da existência humana o homem vem transformando o meio em que vive. As criações das civilizações e das grandes metrópoles são alguns exemplos disso, porém foi após a revolução industrial que essas mudanças se tornaram mais drásticas para o meio ambiente, atingimos níveis da poluição jamais imaginados, extinguimos animais, biomas, rios e até cidades foram evacuadas por conta desta poluição. Não obstante, apenas em meados do século XX um contra movimento denominado “Ecologia” surgiu para amenizar os efeitos negativos da nossa “evolução”.

Rinoceronte-branco, extinto em 2018. Wikipédia (2018).

MELHOR TRABALHOO ser humano causou catástrofes ecológicas que serviram de alerta para a sociedade, e a partir de então vem mudando lentamente sua visão ecológica. Grandes conferências como a Cúpula da Terra (1992) e a Cúpula de Kyoto (1997), tiveram como objetivos burocratizar e reduzir ao mínimo a sua emissão de poluentes. Porém não houve uma mudança drástica como era esperado, seja por falta de cláusulas nos acordos ou por conta das estratégias que grandes corporações utilizam transferindo suas fábricas de país.

Desastre do Golfo do México, explosão de plataforma de petróleo. G1 Globo (2011).

Os gestores de marketing por sua vez, devem colaborar com os ecólogos nesta causa, integrando ações ecológicas e buscando que elas sejam cada vez mais importantes na organização, tornando essa não só uma ação de marketing e sim uma parte importante na identidade organizacional da empresa (missão, visão e valores) e influenciando no seu Brand Equity, transmitindo para os consumidores o engajamento e a importância que a corporação tem com este tema tão nobre.

O conceito de Ecomarketing não é algo novo e apesar de estar se tornando cada vez mais forte, ainda não tem seu valor devidamente reconhecido. De acordo com a pesquisa dirigida pelo Prof. Dr. Enrique Viana Arce, realizada em Americana, interior de São Paulo, 25% das empresas da área não possuíam ISO 14000*, e apenas 12% das empresas priorizavam a qualidade ambiental do produto um fator importante na escolha do fornecedor.

Portanto a função do gerente de marketing deve ir muito além de vender o seu produto ou serviço, este deve incentivar e garantir que sua organização cumpra os acordos firmados pelas Cúpulas ou pelas normas da ISO (Organização Internacional de Normalização). O gestor de marketing pode junto ao governo, auxiliar a formação de eco-valores nas empresas e principalmente na sociedade, para que ambas, já devidamente instruídas, optem por fornecedores que produzam ou comercializem produtos sustentáveis, desde a extração da matéria prima, produção, consumo e descarte dos bens de consumo, diminuindo de maneira relevante a demanda em empresas não colaborativas com a causa e tornando assim inviável para as mesmas não integrar a “ecologia” no seu Brand Equity.

 

ISO 14000* – “ABNT NBR ISO 14000 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s