Ferramentas de aprendizagem

Há tempos venho aplicando recursos pedagógicos, buscando maior envolvimento das turmas dos Cursos Superiores de Tecnologia, principalmente, em Marketing – o qual coordeno.

Essa busca, vem de algumas constatações: 1. dificuldades do corpo discente, em acompanhar as aulas – quer por questões de aprendizados anteriores, quer por cansaço, uma vez que muitos trabalham, durante o dia; 2. faltavam recursos e estratégias, para envolver e motivar mais os jovens; 3. percebi uma forte necessidade de reverter a condição de um professor que ensina, para a condição de um professor que acompanhe a criação do aluno – ele (aluno) sendo o protagonista, não eu.

Uma outra preocupação muito presente, sempre foi a de não ‘baixar a guarda’, quando a questão é a qualidade do processo de trocas. Ceder, em nome da facilitação – pura e simples – não está em cogitação. O foco é: como melhorar o aprendizado. O futuro dos jovens – com todas as mazelas que se possam constatar – é uma grande responsabilidade.

Compartilhando as ferramentas (baixe os arquivos, ao final do texto)

Por isso – e ciente que o processo é contínuo – gostaria de aproveitar e compartilhar alguns recursos que estou aplicando para o curso de Marketing, nos módulos Marketing Holístico e em Comportamento do Consumidor.

Certamente, em cada caso, haverá necessidade de adequações. Mas, é um ponto de partida, que pode/deve ser adaptado, se quiserem.

A ideia é que os alunos envolvam-se com os conceitos e trabalhem com projetos. Os projetos proporcionam uma melhor noção de algo que dependa da contribuição de várias partes e etapas. Isso provoca um maior interesse de cada grupo, no conteúdo dos demais, visto que o todo só fará sentido, se as partes forem conhecidas.

As ‘ferramentas’ são bem simples, e, compreensíveis. Mas, caso haja necessidade, podemos esclarecer dúvidas. Então seguem anexos os arquivos que aplico, no momento.

20151026_203833RoteiroPBLMapa mentalDEFINIÇÃO DO PROBLEMAANÁLISE DE CENÁRIOSROTEIRO DE INSPIRAÇÃORoteiroPBLCapaRoteiro

 

CapaRoteiroRoteiroPBLROTEIRO DE INSPIRAÇÃOANÁLISE DE CENÁRIOSDEFINIÇÃO DO PROBLEMAMapa mentalRoteiroPBL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s