Da Antropologia à Física
Nessas férias, pude iniciar o aprofundamento em temas com os quais, há muito tempo, eu vinha procurando envolver-me.
Já desde uma viagem à Espanha, no trem que ia de Madri para Zaragoza (isso em outubro 2017), vi uma jovem – sentada no banco à minha frente – nesses que há uma mesa e os bancos ficam virados frente à frente – devorando um livro. Prestei atenção e vi “Sapiens”. Ao chegar em Zaragoza, fui a uma livraria (ao lado do El Corte Ingles), e dei de cara com um display carregado com o livro.
Não vacilei. Adquiri um exemplar. Também estou devorando.
O tema é tão apaixonante que resolvi ir além. Busquei outros livros, sérios, envolventes, sobre temas correlatos. O outro livro do HARARI (mesmo autor de Sapiens), é ‘Homo Deus’. Por recomendação de um novo amigo (físico e pesquisador), estou lendo também, o WEINBERG – Para explicar o mundo. Uma visão científica. Daí, degringolei de vez e parti para ir mais fundo: BLAINEY Uma breve história do mundo e, do mesmo autor, Uma breve historia do cristianismo.
Superlegal
Para visualizar a ‘evolução’ do crescimento populacional, numa ilustração que mostra essa ocupação global, milenar, encontrei o sensacional vídeo, produzido pelo American National of Natural History. É muito bacana mesmo. Note a verdadeira explosão demográfica verificada no planeta, a partir do Sec. XVIII. É impressionante.
Se tiver problemas com o link, procure em https://www.youtube.com/watch?time_continue=93&v=PUwmA3Q0_OE