Momento de decisões

Ao longo de decadas, os mercados foram sofrendo mudanças e, com elas, adequando-se ao novo. Na maioria das vezes, o choque do novo, causou impactos e muitas resistências.

Estar numa situação conhecida, é cômodo. Ter que mudar, causa desconforto.

Como em todos os demais setores, o educacional, passa por um momento de decisões: o mercado de trabalho não quer, apenas, candidatos a uma vaga, com diploma universitário. Quem pessoas, realmente, habilitadas. Quando digo ‘habilitadas’, não digo de pessoas portadoras de diplima universitário, simplesmente. Sim, simplesmente.

O candidato a uma vaga, deve ter passado por uma formação que vá além da qualificação técnica. Deve ser cidadã, cultural, humana.

Dedicar seus estudos a um período na formação universitária, NUNCA é perda de tempo – ainda que num determinado momento, você decida que ‘tal curso não seja o que você quer concluir’. Tudo acumula experiências em sua formação ampla.

A escolha do curso e da Instituição de Ensino Superior

Há um dito popular: “se, estudar é caro, experimente o preço da ignorância”. Infelizmente, em vez de nos preocuparmos em superar barreiras, desenvolvemos habilidades de sofrimento. Isso. Gostamos de nos sentir coitadinhos, merecedores de pena.

Pena é não termos o senso de sompetitividade, desde cedo. Aprender a valorizar cada tostão e trabalhar, desde muito cedo. Isso nos ajudaria, muito, a dar real valor às coisas.

Ao escolher uma Instituição de Ensino, pense como um investidor: qual o retorno terei para o dinheiro, o tempo e esforço, investidos em meu curso? Qual a relação desse curso, com as habilidades e competências a serem exigidas no futuro (veja que já comentei sobre isso em potro post).

O momento de decisões, citado acima, está relacionado ao momento de saber escolher onde estudar. Cursar apenas pelo diploma universitário, não vale a pena. O mercado de trabalho está mais seletivo, buscando egressos de cursos de instituições reconhecidas.

Não perca seu tempo, seu dinheiro e seu esforço. Isso pode acabar custando muito caro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s