Com razoável frequência, temos a necessidade de analisar grandes volumes de conteúdos. Esses conteúdos podem estar em forma de vídeo, de áudio ou de textos. Outras vezes, temos o áudio, mas, precisamos transcrevê-los para que a análise seja facilitada a partir da categorização dos conteúdos. Aí, algumas alternativas podem ajudar-nos.
Vamos começar pela dica de um recurso gratuito, disponível pelo Google Chrome, o Speech. Com alguns poucos cliques aqui, ou ali, podemos avançar. Veja esse vídeo que nos ajuda nessa tarefa. Transcrição de áudio
A grande novidade é o Watson da IBM. Um revolucionário (esse conceito já parece ultrapassado, então vamos dizer… um diruptivo), sistema de inteligência artificial. Se você não atua em uma área cujo fator preponderante seja a CRIATIVIDADE, cuide-se.